Dica da Rebs: 7 Dicas de boas maneiras

Olá, hoje minha dica é de comportamento. Dica que na verdade vai valer pra mim, já que sou a rainha da gafe embora me esforce para mudar essa realidade. Bem, pesquisei algumas dicas de boas maneiras e vou juntá-las com alguns pensamentos meus e dar dicas pra vocês de como evitar gafes, micos e falta de classe.

Antes de tudo precisa-se compreender que classe envolve três quesitos básicos: educação, respeito e elegância. Se você souber cultivar esses três valores já é meio caminho andado, mas claro que existem dicas básicas que precisam ser treinadas para que se tornem hábito. Vamos conhece-las:

1- Seja discreta!

Discrição é um passo para a classe. Sei que tom de voz é complicado porque cada um tem o seu e muitas vezes é natural, quase impossível de controlar, mas é preciso um esforço já que manter um tom de voz adequado para cada ocasião e lugar em que se está é necessário. E vamos combinar que falar alto (ou berrar) dificulta sua comunicação com as pessoas e transmite uma imagem de desespero ou irritação na maioria das vezes. Então bora lá tentar falar em um tom mais agradável aos ouvidos, porque quem está à nossa volta agradece. A discrição vale para risadas (socorro, tenho risada escandalosa), gestos enquanto fala que não podem ser exagerados porque pode acabar acertando alguém que está passando perto e aí pronto, mico na certa! E lembrem-se: menos é mais!

2- Vista-se conforme a ocasião

Moda é livre e cada um usa o que bem entender, isso nós já sabemos, mas é preciso saber adequar sua roupa ao lugar e à ocasião em que se encontra. Se é um evento formal como uma premiação, pede-se o black tie. Se for um evento formal como um casamento ou um baile, pede-se o esporte fino. E se o evento é informal como cinema, festa de aniversário, pede-se traje esportivo. Essas são as regras básicas, mas é preciso ressaltar que devemos ter cuidado com o comprimento das roupas em devidos lugares como igrejas, festas mais formais e em casas de pessoas não muito íntimas.

3- Cumprimentos

Quando se chega em algum lugar e você encontra um amigo sentado à mesa com outros amigos cujos quais você não conhece, e aí, o que fazer? A etiqueta diz que você deve se dirigir a mesa e cumprimentar todos, mesmo sem conhecê-los. Claro que para cada grau de intimidade pede-se uma maneira de cumprimentar diferente. O seu amigo você pode livremente cumprimentar com um abraço e até um beijo no rosto, já os amigos do seu amigo você pode cumprimentar com um aperto de mão. E se alguém que você não gosta está na mesa também? Seja superior e cumprimente a pessoa. Uma das piores gafes que se comete é não cumprimentar alguém que está numa roda de amigos só porque não se gostam. Educação vem antes de qualquer diferença. E não é falsidade, ok? Não se esqueça de sorrir e ser simpática, já que simpatia está sempre na moda e faz bem pro mundo.

4- Saindo com o namorado

Saí com o meu namorado e estamos com uns amigos, de repente surge uma questão em que nossas opiniões são contrárias, o que fazer? Primeiro, JAMAIS discuta com ele na frente dos seus amigos em hipótese alguma. Respeite-o sempre, já que é constrangedor ridiculariza-lo na frente das pessoas. Aliás, ridicularizar alguém em qualquer circunstância é abominável e totalmente deselegante.

5- Nunca aponte

Não existe gafe mais deselegante que apontar, e o pior é que isso torna-se hábito muito fácil. Mas precisamos controlar os dedinhos já que é considerado (e é mesmo) falta de respeito apontar para pessoas, lugares, coisas, o que quer que seja. Apenas se não houver outra opção, ok?

6- Bocejos, espirros e tosse.

Resfriado ou gripe é comum a todo ser humano, elegante ou não, mas é preciso saber se portar quando estamos nessas condições. Nunca espirre ou tussa sem colocar a mão na frente, na verdade é preferível que se carregue um lenço e coloque o lenço na frente da boca quando for espirrar ou tossir, já que a mão pode ficar suja. Sobre assoar o nariz: se o nariz estiver escorrendo, peça licença, vá até um lugar mais restrito e assoe o nariz com o lenço. É preferível que se faça isso do que ficar fungando o nariz ou com aquela voz de quem tá cheio de secreção no nariz. E quanto a bocejar, pode indicar que você está sendo indiferente à conversa ou que a mesma está te cansando, então tente não bocejar no meio de uma palestra ou conversa. No caso da palestra, saia e boceje longe e se for numa conversa peça licença e vire-se para fazer isso.

7- Evite fazer fofocas, espalhar segredos e falar de assuntos particulares em público

Cada um tem sua própria vida e seus próprios assuntos restritos. Não converse com sua amiga um assunto particular se vocês estiverem rodeadas de pessoas. Controlemos nossas línguas quanto a tentação de falar sobre vidas alheias. Não existe coisa mais deselegante do que tomar conta da vida de outra pessoa, julgá-la sem conhecê-la e ainda espalhar. Quando a vontade de contar aquele babado para sua amiga, conte até 10 e reflita: contar isso vai me favorecer como pessoa? Ter classe é ter respeito com a vida e com a particularidade do outro sempre.

Bom, amores, existe uma vasta lista de dicas de etiqueta mas aqui eu coloquei o que é mais comum no nosso dia a dia e que pode nos ajudar em certas situações. Classe é educação, respeito ao outro e a si mesmo e manter a postura diante das situações. Tente evitar o mau humor, o pessimismo e prefira sempre falar corretamente. Isso nos constrói como pessoa e nos torna mais agradáveis ao convívio, além de ajudar a relação de nós com nós mesmos.

Espero que tenham curtido!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s