Dica da Rebs: Folha de inspiração literária

Hoje a dica é literária já que a semana também é. Bom,uma vez eu li um artigo muito bom em um blog sobre como fazer anotações sobre os livros para absorver melhor o conteúdo de cada um e então decidi criar um sistema meu, para que eu sempre me lembrasse do que tal livro me transmitiu. Fiz isso com o livro Quem é você, Alasca? e trouxe para mostrar pra vocês.

DSC04032

 

A folha de inspiração literária consiste em você ler o livro, marcar frases e partes que considera importante (pode ser com marca texto, post it e etc), refletir em cima de algumas questões e depois passar tudo de maneira criativa e colorida para o papel.

As questões a serem refletidas são:

  • Quais os trechos que me marcaram?
  • Quais lições aprendi com essa história?
  • Quais as personagens com quem me identifique?
  • Quais as personagens que se destacaram?
  • O entendi dessa história?

E a partir das respostas que você tiver para tais questões crie a sua folha. Ela tem de ser o mais criativa possível, pra tornar tudo mais divertido. Vale fazer ligações, gráficos, balões, desenhos, escrever as frases marcantes com as letras e cores que quiser, enfim, o que a imaginação mandar.

DSC04034

O interessante de montar essa folha é que você pode guardá-las numa pasta para sempre recordar sobre algum livro, o que sentiu quando o leu, com quem se identificou na história, e quais lições você aprendeu. É uma maneira boa de absorver bem a história e recordá-la mais tarde.

E aí, curtiram a dica? Crie o seu próprio sistema como preferir e torne suas leituras ainda mais dinâmicas e divertidas!

despedida de posy

Deixe um comentário

