Semana Literária: 10 perguntas literárias!

Olá, olá! Mais um post em comemoração a nossa semana literária aqui no blog. Hoje eu trouxe pra vocês uma tag com a participação da Claudia Souza do blog Leitora em Londres e do João Pedro Mesquita do blog Horrorshow. Acompanhei algumas resenhas deles e vi o quanto gostam de ler e quanto entendem do assunto, por isso os trouxe como convidados especiais para responder essas perguntas literárias. Conheçam então os gostos desses dois apaixonados por livros e aproveitem para conhecer títulos e personagens novos.
tag literária

Claudia Souza – 18 anos – Estudante de Psicologia e autora do blog Leitora em Londres – Gosta de livros de mistério 

claudia

1- Minha capa mais bonita é do livro Antes que eu vá!

2- Muito difícil essa pergunta hehe Augustus e Tobias

3- Acho que o Harlan Coben! Sou uma grande fã de tudo que ele escreve, espero conseguir um autografo dele na Bienal esse ano.

4- Acho que Para Sempre a historia que inspirou o filme. A historia é linda, mas eu achei muito parado o livro por isso não leria de novo

5- Perdão, Leonard Peacock, mas depois o livro melhora.

6- Impossível escolher só um 😦 mas acho que Kent e Sam de “Antes que eu vá” (outras opções  Harzel e Augustos de ACEDE,  Alasca e Miles de Quem é você, Alasca?  ♥)

7- Um dos vilões que eu mais gostei foi o Cupido de A casa de Hades e Alice de Bela Maldade que é uma personagem fantástica.

8- Acho que eu não mataria nenhum personagem haha mas um dos personagens que mais me irritou foi o Tiny deWill & Will”

9- Alice no País das Maravilhas ♥ hehehe

10- O livro mais fino que eu tenho é O Pequeno Príncipe com miseras 91 paginas e o livro mais grosso que eu tenho é Introdução à Psicologia com 732 paginas, um verdadeiro tijolo haha como não sei se vale livros de psicologia o segundo mais grosso é Amanhecer com 567 paginas.

 

João Pedro Mesquita – 17 anos – Estudante de Ciências Biológicas e colaborador no blog Horrorswow – Gosta de livros de fantasia

João

1- Difícil. Algo me agrada bastante na capa de O Lobo do Mar, de Jack London, na edição da Zahar (aliás, as edições especiais da Zahar são todas muito bem feitas). Mas não sei, acho que não tenho livros muito bonitões. Enfim, não sei eleger a capa mais bonita.

2- Vish. Não traria ninguém. Melhor deixar cada um vivendo no seu próprio mundo.

3- Essa é fácil, e minha resposta não tinha como ser diferente. Sem dúvidas, entrevistaria J. K. Rowling. Não adianta, por mais que Harry Potter seja uma série bem infanto-juvenil, foram os primeiros livros gordos que li, e se hoje eu prezo tanto pela leitura, a culpa é deles. Não preciso nem fazer elogios ao trabalho dela, é desnecessário. Foi mal pela resposta meio batida, mas é isso aí.

4- Geralmente, eu acabo pesquisando bastante sobre um livro antes de comprar, então é difícil eu ter livros que não me agradem. Quando resolvo comprar algum título do nada, acabo acertando meio sem querer. Ou seja: eu gosto dos meus livros. Masss, um livro que eu não leria de novo é Quem é você, Alasca?, do John Green. Eu já sabia que ia encontrar uma história bem daquelas-pra-passar-o-tempo, mas o livro realmente não me prendeu muito, e por mais que a escrita do autor flua bem, preferia ter passado meu tempo vendo o filme do Pelé.

5- Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski. Não que o livro seja ruim – muito pelo contrário, está entre os meus preferidos -, mas como são vários detalhes da história e muitos nomes de personagens russos (que, inclusive, são chamados pelo nome uma hora e por uma forma de “apelido” em outras), acaba gerando certa confusão. Ao final do livro, tudo é esclarecido, pois os acontecimentos vão sendo retomados durante a escrita; mas no decorrer da leitura, lembro de ter me confundido diversas vezes e voltado algumas páginas para relembrar certas minúscias da história. Aliás, fica aqui minha recomendação: leia essa obra-prima de Dostoiévski (não se assuste por ser um clássico, realmente vale a pena).

6- Um casal? Não sou muito de histórias românticas, mas tendo que escolher um casal, com certeza Anne Frank e Peter Van Daan. Por ser um relato real, por ser um amor inocente e sincero, um refúgio da triste realidade que aquelas crianças viviam. Tudo bem, é uma história infeliz, mas creio que o carinho de um pelo outro foi fundamental para terem um pouco de paz em meio ao inferno que devem ter vivido.

7- Vamos de um vilão legal e um podre. Se HQ também é literatura, o Coringa tem que ser o legal, porque simplesmente é um dos melhores vilões já criados. Tudo bem, estou sendo influenciado pela atuação brilhante de Heath Ledger nos cinemas, mas que o Coringa é ferrado – pra não dizer outra coisa -, não há como negar. O podre eu deixo a cargo de Mrs. Coulter, de As Fronteiras do Universo. Ela é sem graça.

8- Joffrey Lannister, de As Crônicas de Gelo e Fogo. Ninguém precisa dele.

9- Beleza, não vou citar HP de novo, apesar de ser a resposta óbvia. Acho que seria legal viver em Nárnia, ou talvez em Westeros (apesar da treta infinita e de que provavelmente eu morreria, afinal, todo mundo morre em Westeros). Em geral, mundos fantasiosos são uma morada bastante atraente. Imagina que legal ter um truta leão falante.

10- O maior livro na minha estante é As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, com 750 páginas. Quanto ao menor, há um empate: Quadribol Através dos Séculos, de Kennilworthy Whisp e Animais Fantásticos e Onde Habitam, de Newt Scamander, ambos com patéticas 63 páginas.

Obs: esses dois mini-livros são, na verdade, de J. K. Rowling; são livros complementares ao universo de Harry Potter (dessa vez, a culpa não é minha). Há boatos de que sairão filmes baseados em Animais Fantásticos e Onde Habitam. Filmes baseados num livro de 63 páginas que nem tem uma história hehehe BOATOS.

 

Bom, então é isso. Gostaram das respostas? Reparem que os títulos levam à links para que saibam mais sobre cada um e que comprem se gostarem. Tudo isso é para promover ainda mais o gosto pela leitura, porque não há nada melhor do que se envolver em histórias, desenvolver o senso crítico, a imaginação e ainda se divertir em outros mundos.

Espero que tenham curtido e não esqueçam de visitar os blogs!

despedida de posy

 

Deixe um comentário

