Projeto #vaiserfeliz: Resenha do livro 10 leis para ser feliz!

resenha do livro

Hoje eu trouxe mais um post do projeto #vaiserfeliz, e preparei algo muito especial. Essa resenha não será simplesmente uma resenha, mas a tentativa de passar para vocês todas as coisas maravilhosas que senti enquanto lia esse livro. 10 Leis para ser feliz é do psiquiatra e autor Augusto Cury. Ele tem vários livros muito conhecidos e já é bem renomado pois tem o dom de nos fazer refletir sobre tudo. Esse é um livro pequeno, de bolso que traz (obviamente) 10 leis para nos alcançarmos felicidade. Porém não é algo mágico. É como o próprio autor deixa claro várias vezes durante o livro: ele te dá a caneta e o papel, mas só você pode escrever a sua história, ou seja, ele te dá as leis mas cabe a você coloca-las em prática, exercita-las todos os dias para que se torne alguém feliz.

O livro me deixou encantada. A cada linha que eu lia eu aprendia ainda mais. A cada frase dita ali, eu me convencia de que queria mesmo correr atrás dessa felicidade. Sem contar que a linguagem é super fácil e gostosa de ser lida, nada complicado. E ainda tem um lado poético maravilhoso!

Vocês sabem que eu não curto spoiller, mas nesse caso precisarei revelar alguns trechos do livro, para que sirvam de reflexão diária para vocês e para que desperte em vocês a vontade de ler esse livro maravilhoso.

Bom o livro é dividido da seguinte forma: primeiro, uma definição do que é ser feliz. “Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre mesmo se vier a chorar. (…) É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos.” Em seguida, temos um texto do autor falando sobre os alvos errados que muitas vezes buscamos tentando encontrar a felicidade. Nessa parte ele desenvolve o assunto dividindo em tópicos, como por exemplo: o dinheiro e a felicidade, o poder e a felicidade, o trabalho e a felicidade. É uma parte que nos faz pensar sobre estarmos colocando coisas superficiais em primeiro lugar na nossa vida. Bom, depois o autor define qual o padrão de qualidade de vida. Em seguida o livro começa a ser dividido pelas leis, sendo elas:

1ª lei: Contemplar o belo. “Contemplar o belo é fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos. (…) É perceber além das imagens e palavras.”

2ª lei: Sono reparador. “O sono reparador é o sono que renova a energia física e psíquica. (…) É o sono que alimenta a tranquilidade e estimula a inteligência. (…) Quem tem um sono reparador pode melhorar em até 50% seu rendimento intelectual, criatividade, sutileza, assimilação de informação, atenção.”

3ª lei: Fazer coisas fora da agenda. “Fazer coisas fora da agenda é fazer coisas inesperadas, romper a rotina, quebrar a mesmice. (…) É ter um caso de amor com a vida.”

4ª lei: Exercícios físicos e alimentação saudável. “Fazer exercícios físicos  regulares estimula o metabolismo. Renova a energia cerebral. Retarda o envelhecimento físico e mental.”

5ª lei: Gerenciar a emoção. “Gerenciar a emoção é expandir a energia do amor, da satisfação e da paz interior. É destruir as algemas da ansiedade, do medo, da insegurança. É libertar-se do cárcere da emoção.”

6ª lei: Gerenciar os pensamentos. “Gerenciar os pensamentos é capacitar o eu para ser autor da nossa história. É governar a construção de pensamentos que debilita a inteligência e a saúde psíquica.”

7ª lei: Proteger os solos da memória. “Proteger os solos da memória é se preservar do registro do medo, do desespero, das mágoas, enfim, do lixo de nossa existência.”

8ª lei: Trabalhar perdas e frustrações. “Trabalhar as perdas e frustrações é superar as dores da existência e usá-las para amadurecermos e não para nos destruirmos.”

9ª lei: Ser empreendedor. “Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússolas.”

10ª lei: Inteligência espiritual. “É procurar as respostas que a ciência nunca nos deu. É ter esperança na desolação, amparo na tribulação, coragem nas dificuldades.”

Vale lembrar que ao final de cada lei ele dá dicas de como coloca-la em prática. É bem interessante!

Enfim, o livro é ótimo e é do tipo que todo ser humano deveria ler. Se quiserem adquirir, podem comprar nesse site. Espero que tenham curtido essa resenha e que estejam gostando desse projeto. Um beijasso e sejam sempre muito felizes! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s