Projeto Volta as Aulas: Dicas de estudo

Bom, meu povo. Voltei com mais um post do projeto volta as aulas. Esse penúltimo post contém dicas de planejamento de estudo que eu pretendo colocar em prática esse ano e decidi compartilhar com vocês. Bom, em todo começo de ano rola aquela promessa de se dedicar mais aos estudos pra não cometer erros que cometeu no ano anterior, mas a verdade é que a preguiça e a falta de tempo vai nos dominando ao longo do tempo e quando nos deparamos já não estamos  mais nos dedicando. Mas acho que ter um planejamento e ler algumas dicas já é um bom começo. Então joga a preguiça de lado e vem comigo seguir essas dicas valiosas que parecem não fazer diferença mas tenho certeza que se seguidas corretamente nos darão rios de alegria no final do ano. Afinal, ninguém merece passar perrengue pra conseguir nota né?

O que fazer em casa?

Dica #1: Tenha uma agenda ou um caderno para anotar as tarefas de cada dia e quando deve entrega-las. Vale pra provas e trabalhos. Parece frescura, mas ano passado tentei isso e me ajudou um bocado. É eficiente para ter um controle de tudo que tem que fazer pra tal dia e pra não correr risco de esquecer. Mas lembre-se de anotar ainda em sala assim que o professor falar, se deixar pra anotar em casa vai acabar esquecendo e não adiantará nada.

Dica #2: Procure reservar um horário específico para fazer as tarefas, estudar e fazer trabalhos. Não tenho costume de fazer isso, mas me arrependo de não tentar, porque a rotina acaba virando uma baderna e tudo fica pra última hora. Se houver disciplina e força de vontade dá sim pra ter um tempo dedicado só pra todas essas coisas de escola. O ideal é um horário o mais cedo possível, pra que o resto das suas coisas pessoais possam ficar pra depois.

Dica #3: Tenha um lugar pra estudar e fazer suas tarefas. Fazer tarefas ou estudar em qualquer canto tira a concentração e nos deixa desconfortáveis. Escolha um lugar claro e que você e goste. Qualquer lugar é válido desde que seja calmo, iluminado e que possa te trazer concentração.

Dica #4: Estude primeiro as matérias que tem mais dificuldade, as que acha mais chatas, porque se deixar pra ver essas matérias por último vai adiar até o fim e vai acabar se cansando e se estressando mais.

Dica #5: Revise a matéria do dia em casa. Sei que esse papo parece papo da escola pra nos torturar mas temos que concordar que revisar a matéria em casa gasta tempo mas nos poupa dores de cabeça. Quando revisamos a matérias em casa podemos entende-la melhor, anotar dúvidas e as chances de ir mal na prova caem MUITO.

Dica #6: Nunca vá pra escola com fome. Palavra de quem sempre faz isso e já se deu mal. A fome nos tira a atenção, nos deixa inquietos, impacientes e mal humorados.

O que fazer na escola?

Dica #1: Preste atenção no que seu professor está dizendo. Essa é a regra mais básica e importante. Seu professor não está ali de bobeira então preste atenção nas explicações e aproveite para tirar todas as suas dúvidas em sala.

Dica #2: Anote com suas palavras obervações importantes no caderno enquanto seu professor explica. Essa dica é importante principalmente para quem não tem livros ou apostilas para acompanhar matéria. Quando você anota tudo fica fresco na memória e se um dia se esquecer de algo importante na matéria, tudo estará no caderno para refrescar a memória.

Bom, acho que essas são as dicas mais básicas mas se levadas a sério fazem toda a diferença. Vou permanecer firme e tentar praticar cada uma delas, por mais difícil que seja. E percebam que na escola o que basicamente temos que fazer é prestar atenção nas explicações e anotar informações. A maior parte do trabalho está em casa, que é onde tem muitas distrações, como a cama, a televisão, o computador e etc, e onde temos que nos esforçar sozinhos, sem ninguém nos mandando fazer isso. Então vai da nossa força de vontade mesmo. Espero que as dicas tenham sido úteis e que consigamos colocar todas em prática e arrasar nas notas. Beijos e até mais. ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s